Boato! Peppa Pig causa danos às crianças, diz psicólogo de Harvard #boato

Boato – Estudo de Harvard afirma que crianças que assistem ao desenho Peppa Pig têm mais chance de ter problemas psicológicos.

Será verdade que estudos feitos em uma prestigiada instituição norte-americana concluíram que assistir ao desenho Peppa Pig causa danos psicológicos?

O alerta apareceu nas redes sociais aqui no Brasil no final de agosto de 2016 e mostra o resultado de um estudo que teria sido realizado pela Universidade de Harvard, provando que as crianças que assistem ao desenho Peppa Pig podem vir a sofrer de problemas de ajuste social, além de terem grandes chances de desenvolver de complexos psicológicos graves.

Um dos psicólogos que conduzem o estudo, Marc Wildemberg, teria afirmado que as crianças que assistem ao programa por mais de 80 minutos por dia aumentam as chances de distúrbios quando socializam em desenvolvimento, de modo que as crianças não desenvolvem a capacidade de entender as outras pessoas e nem de ser tolerante com outros pensamentos.

Por esses e outros motivos, o desenho teria parado de ser exibido imediatamente no mundo todo!

Boato!

Não existe  nenhum estudo a respeito do impacto que o desenho infantil Peppa Pig causa nas crianças no site da Universidade Harvard.e também  não há nenhum psicólogo chamado Marc Wildemberg no quadro de professores e de pesquisadores da prestigiada universidade, como podemos verificar também no site da Harvard University! Somente por estes dois itens já damos a notícia como falsa.

Aparentemente o rumor começou a ser espalhado a partir de uma publicação feita em abril de 2016 em um blog de língua espanhola chamado Fuerza Informatica (que já publicou diversas outras notícias falsas sem citar nenhuma fonte sequer).

No artigo original, o Fuerza Informática ainda dizia que o desenho animado Peppa Pig estaria causando autismo nas crianças. Obviamente, se tratava de mais uma informação falsa, visto que o autismo não é algo que “se adquire”, mas algo que já nasce com a criança.

Em pouco tempo, o alerta falso ganhou uma nova versão através do blog Merette Show (sem o trecho do autismo) e esse novo boato acabou vindo parar aqui no Brasil!

Outro trecho errado nesse boato é o que afirma que a exibição de Peppa Pig foi proibida no mundo todo. A verdade é que o desenho continua passando em vários países, como aqui no Brasil (Discovery Kids e TV Cultura), na Inglaterra (Channel 5) e em Portugal (Canal Panda).

 

Fonte: Peppa Pig causa danos às crianças, diz psicólogo de Harvard #boato

Anúncios

Um comentário sobre “Boato! Peppa Pig causa danos às crianças, diz psicólogo de Harvard #boato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s